Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu um workshop sobre o Plano Municipal de Ação Climática, que teve lugar no passado dia 14 de Maio.
A realização deste workshop surge numa altura em que o Município está em fase de elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMCA), num contexto da Lei de Bases do Clima.
Com o PMCA pretende-se capacitar o Município da Póvoa de Lanhoso para lidar com os impactos previstos nos diferentes setores, com especial atenção aos setores e população mais vulneráveis às alterações climáticas.
Na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC), as Alterações Climáticas são identificadas “como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o Planeta e a Humanidade enfrentam”. As medidas de mitigação e adaptação são cruciais para inverter esta tendência, sendo, assim, fundamental que o Município defina estratégias orientadas ao contexto local visando a redução das emissões de CO2eq.
O trabalho até aqui desenvolvido, tem como objetivo elaborar um documento de referência, o PMCA da Póvoa de Lanhoso, e tem passado por várias fases: a preparação dos trabalhos e diagnóstico; a elaboração de relatório de medidas e planeamento; o Plano Municipal de Ação Climática de Póvoa de Lanhoso: Versão Preliminar; e a participação pública.
Nesta última fase, a reunião de trabalho que contou com participação de stakeholders dos vários setores abrangidos pelas medidas de mitigação e adaptação a serem propostas, foram debatidos conjuntamente a priorização das medidas mais relevantes e mais significativas no contexto do concelho da Póvoa de Lanhoso.
O Município de Póvoa de Lanhoso tem promovido o desenvolvimento sustentável incluindo as questões ambientais, os aspetos económicos, sociais e de boa governação e, neste seguimento, a discussão destas temáticas com o maior número de agentes sociais torna-se incontornável.
Nesta sessão, que foi dirigida pelas técnicas da empresa parceira na elaboração do Plano, a IrRadiare, participaram além do Vereador do Pelouro do Ambiente, Paulo Gago e de Técnicas Municipais da área do Ambiente; representantes da Proteção Civil Municipal, da GNR da Póvoa de Lanhoso - núcleo SEPNA, da EPAVE, da CIM do Ave, das Juntas/Uniões de Freguesia, da Associação de Silvicultores do Vale do Ave e da Comissão de Melhoramentos de Campo, bem como um perito em certificação energética.
O Município de Póvoa de Lanhoso pretendeu, e conseguiu, com esta iniciativa, mobilizar a comunidade para contribuir para a Ação Climática no território, melhorando a sua resposta às vulnerabilidades atuais e futuras.