Câmara Municipal cria Grupo de Trabalho para a Economia Local
Redução do IMI e apoio ao comércio local em avaliação.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, quer constituir um grupo de trabalho para refletir sobre a melhor estratégia a seguir nas próximas semanas de forma a minimizar os impactos da pandemia na economia Povoense.
Pretende-se reunir o máximo de informação por parte de quem está no terreno para, com objetividade, ser definida uma metodologia de trabalho a este nível.
“Neste momento, a nossa prioridade é tratar da saúde dos Povoenses e fazer todos os esforços para que não haja transmissão do vírus. Essa é a prioridade, mas não podemos deixar de antecipar o outro problema desta pandemia, que será o seu impacto na indústria, no comércio e nos serviços. Temos de ter presente que a principal responsabilidade cabe ao Governo, mas a autarquia também está disponível para assumir uma parte, dentro das suas capacidades”, refere o autarca Povoense.
Avelino Silva está a estudar com o seu executivo a possibilidade de aliviar os impostos municipais, como o IMI, bem como de reduzir do custo os serviços prestados pela autarquia, aos cidadãos e aos comerciantes.
Mas defende que os municípios devem estar articulados e, no âmbito da CIM do Ave, propõe que seja definida uma estratégia comum. “O território deve atuar como um todo, pois só assim poderemos melhor representar as nossas empresas junto do Governo. O têxtil e o calçado são muito fortes neste território. Terá de haver uma resposta efetiva aos problemas que teremos pela frente”, destaca Avelino Silva.
Na criação deste Grupo de Trabalho, o Presidente da Câmara pretende incluir um representante da CIM do Ave, dois empresários, três comerciantes que representem os vários setores do comércio e um representante dos serviços.