A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso reforça o alerta para que a população siga as instruções das entidades de saúde, nomeadamente da Direção Geral de Saúde, no que dizem respeito à pandemia de COVID-19. “Tendo-se confirmado o primeiro caso de COVID-19 no concelho, renovamos o apelo para o cumprimento das orientações das autoridades de saúde. É fundamental interromper a cadeia de transmissão. Só assim podemos evitar que a pandemia tenha as dimensões que nenhum Povoense quer que venha a ter”, alerta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
A Câmara Municipal informa ainda que todos os cidadãos chegados por fronteira terrestre, aérea ou marítima, provenientes do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e do país de origem, devem permanecer em quarentena pelo período de 14 dias a partir da data de entrada em Portugal.
Para além do forte apelo ao cumprimento dos diversos conselhos das entidades de saúde e das determinações impostas pelo Estado de Emergência, bem como de outras determinações municipais, o Município da Póvoa de Lanhoso, em parceria com os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, encontra-se a realizar uma desinfeção do espaço público.
Esta desinfeção começou hoje, 20 de março, e vai decorrer em todas as artérias da Vila sede de concelho. Após contacto do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, existem também vários autarcas a aderir e a providenciar a desinfeção nas suas freguesias e uniões de freguesias.
Desta forma, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso solicita especial cautela a eventuais transeuntes, uma vez que o processo poderá deixar alguns pavimentos um pouco mais escorregadios.
No âmbito de despacho da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, datado de 17 de março, alerta-se para o facto de as queimas de sobrantes estarem proibidas, assim como a utilização de bebedouros públicos. Para além de outras medidas, está ainda interdita a utilização de parques infantis bem como de espaços públicos/municipais de lazer e de jogos, instalações públicas e parquímetros, no território da Póvoa de Lanhoso.