Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Galeria de exposições do Theatro Club acolhe “Fragmentação da Memória”
publicado a 14 de junho de 2019

“Fragmentação da Memória” é como se designa a mostra de Anabela Rodrigues que abre ao público no próximo dia 29 de junho, pelas 17h00, na Galeria de Exposições do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

Natural de Braga, Anabela Rodrigues nasceu em 1992. Em 2016, concluiu a licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha.

Atualmente, o material que mais utiliza é o metal/ferro e o seu trabalho divide-se em duas vertentes: um lado mais perfecionista e cauteloso; e um outro, totalmente oposto, mais explosivo e expressivo.

A pintura de Anabela Rodrigues tem uma característica agressiva e próxima do grotesco- derivada da forma como manipula a “tela”, explora espontaneamente com grande energia e movimento, sem qualquer tipo de predeterminação. A superfície metálica é pintada e depois explorada e destruída com uma rebarbadora, neste caso destruir para construir. Uma pintura quase gestual, uma construção do sujeito com a remoção da matéria.

Relativamente à cor, a artista faz uso de uma escala de cinzas, construindo um diálogo com a textura da chapa/metal.

Na escultura, procura um contacto com as peças, uma relação entre corpo e matéria, com essa entrega emerge a faceta bruta e violenta do seu trabalho. Esses momentos são registados em fotografia ou vídeo com uma característica muito pessoal em espaços isolados e não convidativos.

As formas dos vestígios que vão permanecendo durante o desenvolvimento de um projeto dão a origem a novos objetos com raízes do trabalho anterior.

 

Galeria de Exposições do Theatro Club:

Terça a sexta-feira:

9h00-12h30 e 14h00-17h30

Em dias de espetáculo:

20h30-23h30