Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

COVID-19: IPSS da Póvoa de Lanhoso não pagam água nem saneamento durante três meses
publicado a 18 de abril de 2020

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já está a isentar as IPSS (instituições particulares de solidariedade social) sediadas no concelho do pagamento de serviços de fornecimento de água, tratamento de saneamento e recolha de resíduos. Uma isenção que começou a refletir-se já na fatura de março e que tem a duração de três meses.

Esta é uma medida implementada pela autarquia Povoense com vista a minimizar os impactos socioeconómicos da pandemia nos orçamentos de entidades locais que prestam respostas sociais, não apenas, mas sobretudo, a população sénior. São abrangidas por esta isenção 31 entidades/clientes do concelho da Póvoa de Lanhoso.

“Estes são tempos difíceis, mas temos de apoiar as entidades que têm por missão cuidar de muitos dos idosos do nosso concelho, e de outra população de risco, para que todos estejam mais protegidos. E esta é uma forma de aliviar os orçamentos destas entidades, sendo que algumas estão mesmo a fazer um grande esforço financeiro para aumentar as medidas internas de proteção e contenção”, salienta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

Para além desta isenção do pagamento de água, saneamento e resíduos, desde final do mês de março, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, por sua iniciativa, continua a promover a realização de testes aos utentes e aos funcionários de IPSS’s e lares do concelho, numa medida direcionada para a proteção de grupos de risco no âmbito da COVID19.