A elaboração e implementação de dois projetos de intervenção é um dos resultados do trabalho desenvolvido com jovens do 3º Ciclo de ensino da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio no âmbito do Laboratório de Cidadania, iniciativa integrada no eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil, do Projeto Geração Lanhoso CLDS |3G.
O Laboratório de Cidadania visa sensibilizar e capacitar jovens, em contexto escolar, para o exercício de uma Cidadania Ativa, através da utilização de metodologias participativas e interventivas e com caráter inovador, que desafia jovens a encontrar soluções para um problema/tema em que considerem prioritário intervir, dando-lhes assim espaço de participação e voz ativa na sociedade.
Os dois projetos implementados tiveram um enorme impacto positivo quer nos/as participantes, quer na comunidade educativa e quer na sociedade em geral, conseguindo, desta forma, atingir o objetivo primordial do Laboratório de Cidadania: promover a participação de todos/as na construção de uma comunidade mais ativa, participativa, igualitária, justa, solidária, integradora e saudável.
“Projeto Húmus – Mais Preservação, Mais Vida!”
No primeiro caso, alunos/as de três turmas de 7ºano debruçaram-se sobre o tema Educação Ambiental e Saúde, cujo principal enfoque incidiu sobre as preocupações e questões relacionadas com a desflorestação. Após várias sessões de trabalho, elaboraram o “Projeto Húmus – Mais Preservação, Mais Vida!”, que teve como principal objetivo sensibilizar e envolver a comunidade para a reflorestação, preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo assim para a promoção de uma sociedade mais ativa, responsável e consciente.
De entre várias ideias e estratégias exploradas, os/as jovens apostaram na realização de atividades com carater lúdico-educativo e interventivas que se alicerçaram no despertar de mentalidades para o exercício de ações e comportamentos mais amigos do ambiente, como por exemplo, da reciclagem e da reutilização de materiais inutilizáveis. Deste projeto de intervenção, destaca-se a atividade “EcoOficina - Ovo Louco”, que consistiu na dinamização, pelos/as jovens de várias oficinas dirigidas a crianças do pré-escolar sobre plantação de mirtilos em casca de ovo para posteriormente serem transplantados para a Horta/Jardim Escolar. Desta forma, as crianças puderam observar, cuidar e acompanhar o crescimento da planta, o que as sensibilizou para a necessidade de preservar a Natureza. Em simultâneo com esta atividade, os/as jovens promoveram uma campanha de recolha de rolhas de cortiça, que resultou da participação no programa “Green Cork – projeto de reciclagem de rolhas de cortiça”, coordenado pela Quercus, que tem como intuito a recolha de rolhas de cortiça para fins de reciclagem e financiamento de plantação de árvores autóctones em território nacional através da “Floresta Comum” (projeto da Quercus). Esta campanha, dinamizada pelas turmas, envolveu toda a comunidade escolar e a sociedade em geral. Foram feitas diversas ações de sensibilização e divulgação, como a divulgação da campanha pelas diferentes escolas do Agrupamento e estabelecimentos comerciais, a entrega de material de divulgação à população local e a inscrição da escola no programa “Green Cork escolas”. Esta campanha está em vigor até dia 30 de junho.
“Projeto Mais Diversidade Cultural – Símbolo de Identidade Meio de Integração”
O outro Projeto, desenvolvido por duas turmas 8ºano, maturou o tema da Interculturalidade, daí resultando o “Projeto Mais Diversidade Cultural – Símbolo de Identidade Meio de Integração”, com o objetivo de sensibilizar e envolver a comunidade escolar na promoção de uma escola multicultural e integradora, contribuindo assim para uma comunidade mais ativa, responsável e consciente para as questões da cidadania.
Tratando-se de um projeto que pretende valorizar a diversidade cultural, optou-se por realizar partilhas de conhecimentos e troca de experiências e a promoção da interação entre culturas. Neste sentido, realizou-se uma iniciativa designada de “Sabores do Mundo”, que visou a realização de vários showcookings e prova de sabores típicos de diferentes países, dinamizada pelos/as jovens a diferentes públicos; outra iniciativa foram as “Danças do Mundo”, em que se deu oportunidade à comunidade escolar de experienciar vários géneros de dança típicos de diversos países e culturas. Para tal, contou-se com a colaboração da Universidade Sénior de Rotary da Póvoa de Lanhoso e do professor de dança Augusto Henriques, natural da Póvoa de Lanhoso. Por último, os/as jovens fizeram uma exposição com materiais que foram disponibilizados por Embaixadas presentes em Portugal sobre diversos aspetos e realidades culturais dessas nações, bem como materiais informativos que produziram.
Para além de outras datas de realização destas atividades, ambos os Projetos estiveram representados no dia 1 de junho aquando da comemoração do Dia Mundial da Criança e do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio. Toda a comunidade escolar teve oportunidade de se envolver e desfrutar do trabalho que os/as jovens realizaram, reconhecendo assim, também, todo o esforço e dedicação dos/as participantes do Laboratório de Cidadania.
Para que todo este trabalho fosse possível, registou-se a colaboração da empresa Deifil Techonology, que generosamente contribuiu com a doação de plantas de mirtilo, dos alunos e da dinamizadora Maria José Costa da Universidade Sénior Rotary da Póvoa de Lanhoso e do professor de dança Augusto Henriques, que gentilmente disponibilizaram o seu tempo para dinamizar sessões de dança. Um agradecimento ainda aos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e, de um modo especial, à EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio.
De lembrar que este o projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), pelo Fundo Social Europeu.