Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa Dança – projeto foi apresentado
publicado a 27 de abril de 2023
O projeto PÓVOA DANÇA foi apresentado em conferência de imprensa pela Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, na manhã de hoje, no Theatro Club.
No âmbito do mesmo, foi apresentado o programa de atividades do Dia Mundial da Dança, que a Câmara Municipal assinala este sábado e domingo, dias 29 e 30 de abril respetivamente.

 

“A dança é um elemento natural da nossa sociedade e da nossa cultura. Nas suas diversas manifestações, liga-se à raça humana de maneira tão intrínseca, que só se extinguirá quando deixarmos de existir.”

A dança está associada à cultura, nas várias formas que as suas manifestações evidenciam, seja ballet clássico, seja um vira minhoto podendo ser associada a momentos de alegria, casamentos batizados, aniversários e demais momentos de festa, mas também a momentos de tristeza.

A Câmara Municipal, reconhecendo na arte da dança o grande valor que esta poderá assumir, transversalmente, para todos os grupos sociais, aos mais diversos níveis, vai implementar o Projeto Póvoa Dança.

O Município, assumindo-se, também, como principal responsável pelas opções culturais disponibilizadas à população, apresenta este projeto, cujos objetivos são criar condições para promover as formas de dança já existentes e contribuir para que surjam novas ofertas nesta área, fomentando, ainda, a criatividade e formação artística. De acordo com algumas diretrizes europeias as estratégias que definem que a cultura e a saúde física e mental são bens e direitos fundamentais na vida das pessoas e devem ser apoiados por ações eficazes.

Os vários objetivos do Póvoa Dança remetem para os inúmeros benefícios que dançar pode aportar à população em geral. Podemos enumerar, de entre muitos, a promoção do bem-estar físico e mental, a criação de condições para um envelhecimento ativo, a prevenção de comportamentos de isolamento da população sénior, a promoção do encontro entre pessoas e culturas diversas. A dança é benéfica não apenas como atividade lúdica, mas também no que diz respeito ao bem-estar físico, psicológico e social.

O objetivo é incluir todas as faixas da população, desde aos mais jovens, envolvendo os Agrupamentos de Escolas, aos mais idosos, envolvendo os Centros de Convívio, passando pela comunidade em geral, sendo o leque de ofertas diferenciado e adaptado a cada público. Está-se assim, também a contribuir para a criação de novos públicos, e, simultaneamente, a promover a adoção de hábitos de vida saudáveis.

 

No que à comunidade escolar diz respeito, já está implementada a oferta de dança nas Atividades de Enriquecimento Curricular, mas, a partir do próximo ano letivo, irá apostar-se na oferta, opcional e gratuita, de aulas de dança, em modelo de Clube.

A ser promovido pela autarquia, este projeto, terá como parceiras todas as associações que desenvolvam ações ligadas a esta atividade, mas não só. Incluindo entidades com atuação nas áreas da cultura, da saúde, da educação, da inclusão, deverá assumir uma perspetiva de abrangência de todos segmentos de públicos que não se podem dissociar, mas que se interligam entre si.

Tendo recebido sinais muito positivos de todas as entidades, será possível mobilizar e envolver todas neste projeto. São disto exemplo os Ranchos Folclóricos que mantém vivas as tradições mais populares e têm o papel fundamental na preservação de usos e costumes, contribuindo indubitavelmente para a manutenção das nossas origens e da memória coletiva. Também os contributos de algumas associações e academias onde são ministradas aulas de dança serão uma mais-valia para a implementação deste projeto.

Será também criado um programa de parceria que possibilitará que crianças e jovens carenciados tenham acesso à formação na área da dança, bem como a oportunidade de levar a dança às IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que trabalham a deficiência na Póvoa de Lanhoso, como é o caso da ASSIS (Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte), da Casa de Trabalho de Fontarcada e da AADVDB (Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga).

Com o “Póvoa Dança” fica lançado o desafio que visa dar um contributo para a inclusão sóciocultural, a educação pela arte, a reabilitação e a promoção da saúde, na perspetiva de poder colaborar para a manutenção de uma comunidade cada vez mais ativa.

Os principais objetivos são contribuir para que a população se mantenha física e intelectualmente ativa, promovendo estilos e comportamentos de vida saudáveis; facilitando as relações interpessoais através da partilha de valores humanos, criando laços em relação à arte, estimulando a atenção das crianças, jovens e adultos em sessões práticas de dança; respeitando as diferenças individuais e socioculturais e, combatendo processos de exclusão e discriminação, lutando contra a solidão e a marginalização sociais. Enfim, que, de um modo divertido, as pessoas contribuam para a melhorar a sua saúde!

Assente neste projeto, cuja eficácia se vai avaliar através do dinamismo, ritmo e movimento que assumir, vamos pôr a Póvoa de Lanhoso a dançar!