A Póvoa de Lanhoso recebeu, na manhã desta terça-feira, a Reunião do Conselho Intermunicipal de Educação do Ave. A Vice-presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso abriu a sessão, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, com a comunicação “Educação, Cultura e Inclusão – Uma boa prática”.
Na sua intervenção, Fátima Moreira partilhou a experiência do Cultura.In, um projeto que foi participado por toda a comunidade, nas diferentes dimensões, e desafiou a que se possa fazer algo semelhante, ao nível da Comunidade Intermunicipal do Ave, no âmbito da nova candidatura PIPSE, Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Escolar.
“Através desta experiência, reconhecemos o quão importante é trabalharmos a área da cultura ao nível da Escolas e a sua participação nestas dinâmicas. Este projeto tem também uma mais valia muito grande que é a apropriação da própria cultura local pelos nossos jovens e o sentido de pertença à comunidade”, referiu Fátima Moreira.
A curta-metragem “Inquietação”, uma produção que retrata os episódios mais marcantes da revolta da Maria da Fonte, foi o produto final do referido projeto, que envolveu, ao longo de todo o processo de criação, jovens, seniores, um elenco amador e profissional, escolas, utentes de Centros de Convívio e de IPSS’s (nomeadamente, com intervenção ao nível da deficiência) e mesmo unidades locais ligadas ao turismo.
A comunidade envolveu-se nas diferentes etapas, desde a criação do guião e elaboração dos figurinos, até às filmagens e edição. “Foi algo muito entusiasmante e interessante para todas as pessoas que participaram. Foi algo que marcou muito quem se envolveu. São estas boas práticas que nos devem incentivar a continuar trabalhos deste género”, salientou a responsável da Autarquia Povoense. “Inquietação” está agora a participar em alguns concursos de curtas-metragens.
Esta Reunião do Conselho Intermunicipal de Educação do Ave prosseguiu depois com a respetiva Ordem de Trabalhos.