A Autarquia Povoense pretende incentivar os investidores privados a “pensar verde” e a apostar na área do Turismo Sustentável, de forma a que o conceito saia da esfera da utopia e entre na esfera da realidade. A ideia de construir uma Póvoa de Lanhoso como destino sustentável foi transmitida pelo Vereador que tutela áreas como o Turismo e o Desenvolvimento Económico, Ricardo Alves, a propósito de um momento de partilha e de networking, que decorreu no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.
“Investimentos verdes no Turismo” foi o tema que deu o mote para este encontro, que decorreu ao final da tarde de 27 de setembro, na Casa do Monte da Veiga, a primeira entidade do concelho e a segunda do distrito a obter a certificação em sustentabilidade, ao responder aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU na agenda para 2030.
“Este é um caso exemplar das práticas que irão ser exigidas no futuro no que tem a ver com o turismo, mas também em todas as áreas da sociedade, porque a sustentabilidade vai ser ‘obrigatória’, atendendo, por exemplo, a aspetos como as alterações climáticas”, considerou o Vereador Ricardo Alves. “Já estamos a pensar e a trabalhar a Póvoa de Lanhoso como um destino turístico sustentável. E isso começa exatamente aqui, com estes exemplos de pequenas unidades, que vão elas próprias começando a introduzir estes padrões e exigências de sustentabilidade de forma a que, com o crescimento desta forma de estar, se consiga, mais tarde, na Póvoa de Lanhoso, um conjunto de unidades com sustentabilidade económica e ambiental, que nos façam olhar para a sustentabilidade como uma realidade e não uma utopia”, finalizou o autarca Povoense.
Os ODS da sustentabilidade distribuem-se por áreas como: Ambiente e alterações climáticas; Sociedade e Cultura; e Desenvolvimento Local. A certificação é atribuída após verificação de que as práticas sustentáveis estão a ser implementadas corretamente e é a garantia de que a Casa do Monte da Veiga está a cumprir os seus compromissos com a Sustentabilidade. No âmbito desse processo, o Município Povoense e a referida unidade de alojamento assinaram um protocolo no âmbito de um projeto ligado à Saúde Mental designado “Ponto de Fuga”.
A apresentação desta boa prática que acontece no concelho da Póvoa de Lanhoso através da Casa do Monte da Veiga, por intermédio da empresária Elisabete Cunha, foi o ponto de partida para a partilha que envolveu responsáveis políticos e técnicos, como Carlos Neves do projeto Amar o Minho, empresários, empreendedores e pessoas com interesse na temática. Na mesma oportunidade, a referida unidade de alojamento recebeu oficialmente o certificado, entregue pela empresa certificadora, a Biosphere Sustainable, representada por Daniel Marques.