A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou hoje o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos através de uma ação que contou com a colaboração do corpo de enfermagem da Unidade de Cuidados à Comunidade, do Centro de Saúde local.
Para além da sensibilização, esta ação envolveu a criação de uma tela, a qual irá juntar-se a outras que têm vindo a ser preparadas ao longo deste ano, por Povoenses de todas as idades.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO, desafiou diferentes entidades e grupos a elaborarem com os seus públicos telas alusivas à promoção dos direitos humanos. O resultado destes trabalhos estará exposto a partir do dia 19 de novembro, no Theatro Club, na abertura da VIII Semana Municipal para a Igualdade e a Educação.
O Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos foi instituído pela União Europeia em 2007, numa altura em que Portugal detinha a Presidência da União Europeia, e visa promover a sensibilização do público em geral e dos governos europeus em particular, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o crime de tráfico de seres humanos.
O Tráfico de Seres Humanos é um crime contra a Humanidade. Mundialmente são transportadas inúmeras pessoas com o propósito da exploração, sendo que os Estados-membros da União Europeia são países de origem, trânsito e destino de vítimas de tráfico de seres humanos.