A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos Serviços Municipais da Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, com a colaboração de elementos das equipas dos jardins (DOMA), promoveu uma ação de demonstração sobre “A eliminação de sobrantes agrícolas e florestais”, com recurso ao biotriturador disponibilizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave. O objetivo desta ação prende-se com a mudança de comportamentos no que diz respeito ao Uso do Fogo, preservando a floresta, ao prevenir incêndios.
O Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, acompanhou a demonstração. Esta ação destinou-se aos Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesia do Concelho e decorreu no final da tarde de quinta-feira, 2 de junho, nas instalações dos Viveiros Municipais, na Vila da Póvoa de Lanhoso.
Pretendeu-se sensibilizar os autarcas locais para a vantagem da utilização de um tipo equipamento como o biotriturador, sem recurso ao uso do fogo, em detrimento das tradicionais queimas de sobrantes, que as Juntas de Freguesia venham a realizar.
De lembrar que a Póvoa de Lanhoso é um dos Municípios que tem disponível um biotriturador cedido pela CIM do Ave aos territórios da sua abrangência (Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto e Fafe).