Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso distinguida no Prémio “Viver em Igualdade”
publicado a 11 de Outubro de 2018

O Município da Póvoa de Lanhoso foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio “Viver em Igualdade”. 

Trata-se de uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

Esta não é a primeira vez que o Município da Póvoa de Lanhoso é reconhecido com a atribuição do prémio “Viver em Igualdade”. “Este prémio que é atribuído ao Município em duas candidaturas consecutivas não deve ser encarado apenas como um reconhecimento, mas também como uma responsabilidade em manter a Igualdade de Género, a Cidadania e a Não Discriminação, como uma área prioritária no Concelho”, refere a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.

“O trabalho que o Município tem desenvolvido ao longo dos anos é uma referência nacional, mas continuamos a apostar numa melhoria contínua, pois reconhecemos que ainda há muito trabalho a ser efetuado. É como se tivéssemos entrado numa autoestrada, não há lugar a recuos, mas sim a uma condução segura”, acrescenta a mesma responsável.

Este reconhecimento é um fator motivador para que a Autarquia continue a percorrer o caminho que tem vindo a trilhar ao longo dos últimos oito anos em prol de um Município mais igualitário, tanto na sua organização ou funcionamento interno, quanto nas atividades que permanentemente desenvolve externamente. As atividades que integraram a candidatura e que são alvo de análise são as desenvolvidas no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades – SIGO.

O SIGO incide na vertente interventiva junto de vítimas de violência doméstica e seus familiares e na vertente preventiva junto de públicos específicos como jovens e comunidade escolar, seniores e também para o público em geral. De entre outras áreas, o SIGO promove ações nas áreas da Igualdade de Género e Oportunidades, Violência Doméstica e de Género, Tráfico de Seres Humanos, Mutilação Genital Feminina, Bullying e Cyber Bullying, Cidadania e Direitos Humanos.