Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso promove nova Caminhada com História em setembro
publicado a 9 de Agosto de 2018

Nos próximos dias 8 e 9 de setembro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove mais uma Caminhada com História, iniciativa que tem sido marcada pelo sucesso.

Esta é uma proposta que pretende proporcionar um fim-de-semana de evasão pelo território Povoense, explorando vários pontos de interesse patrimonial, que foram e continuam a ser determinantes para o desenvolvimento da região, permitindo ainda a contemplação da típica paisagem minhota, com os seus relevos acentuados e vales encaixados e verdejantes, que formam verdadeiros cenários idílicos que despertam sensações únicas nos/as participantes.

Desta vez, os/as caminhantes vão passar pelas freguesias de Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), Rendufinho, S. João de Rei, Friande, Ajude, Verim, Monsul, Geraz do Minho e Lanhoso.

Ao longo dos aproximadamente 32 quilómetros de percurso (a realizar em em dois dias), será dado a conhecer o mais relevante património cultural e natural destes territórios: a Via Romana XVII, o Castro de S. João de Rei, o Mural alusivo ao escritor Povoense António Celestino, a Igreja de S. João de Rei, a Igreja Românica de Verim, o Castelo de Lanhoso, o Castro de Lanhoso, a Capela do Senhor do Horto, os próprios Paços do Concelho, a Sala de Interpretação da Filigrana, o Centro Interpretativo Maria da Fonte, o Theatro Club, o Largo António Lopes, a Praia Fluvial de Verim, o Vale do Cávado e a zona Ribeirinha do Rio Cávado.

Como vem sendo habitual, a Caminhada com História tem o arranque marcado para as 9h00, a partir da Praça Eng.º Armando Rodrigues, no coração da Vila da Póvoa de Lanhoso. 

No primeiro dia (8 de setembro, serão percorridos 20 km e, no segundo dia, serão percorridos 12 km. O preço por participante é de 15 €. Cada pessoa deve levar alimentação para o almoço de sábado (8 de setembro) e duas mochilas: uma com saco cama, toalha, estojo de higiene pessoal, etc. (a ser transportada pela carrinha de apoio) e uma mochila para levar água, farnel, telemóvel, chave, etc. (transportar durante a caminhada). Deve ainda calçar botas/sapatilhas de caminhada; roupa confortável e adequada ao clima; e chapéu. Deve ainda levar cantil/garrafa de água; protetor solar; saco-cama; colchonete; estojo de higiene pessoal; e toalha para banho.

As inscrições são obrigatórias e podem ser realizadas até ao dia 7 de setembro aqui.

Esta Caminhada com História conta com o apoio da Junta da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude.