Cerca de 60 jovens participaram em duas ações de informação sobre a Violência no Namoro, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO, promoveu, a convite da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Estas sessões destinaram-se a estudantes do 10º ano. A Vereadora responsável pelos Pelouros da Educação e da Promoção da Igualdade, Fátima Moreira, esteve presente nesta iniciativa.
O SIGO é o Serviço municipal para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. Através da realização de atividades em grupo e de jogos individuais, foi possível contribuir para desconstruir estereótipos e preconceitos associados à Violência no Namoro.
O que é e não é um ato de amor; as formas de exercer violência; os tipos; o ciclo da violência; os fatores potenciadores e preventores da violência; os sinais e a importância de se assumir uma postura interventiva e solidária para com as pessoas que são vítimas do crime, foram alguns dos tópicos abordados, nestas ações.
Que o ciúme não é amor; que o amor não pode interferir na individualidade de cada pessoa; e que ninguém pode exigir uma prova de amor, impondo-se. Estas foram algumas das mensagens transmitidas.
Os jovens participantes posicionaram-se contra a violência. Timidamente, foram referindo que, em algum momento, já tiveram conhecimento de alguém que esteve envolvido numa relação tóxica. Também tiveram facilidade em dizer o que é amor e o que não é e, nas dinâmicas que realizaram em grupo, adotaram posições bem fundamentadas sobre a violência, com uma realista ideia de que a violência é crime e que, por isso, os/as agressores/as devem ser denunciados/as e condenados/as.
De lembrar que a Autarquia colocou caixas de denúncia para estas situações na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, na EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave e na Escola Básica do Ave (Taíde). Através das mesmas, estas situações podem ser reportadas de forma anónima.
Estas duas sessões realizaram-se no dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados.