Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Clubes Comunitários apresentaram projetos na Universidade do Minho
publicado a 5 de julho de 2022

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho foi o palco para os alunos de quatro Clubes Comunitários da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e da EPAVE apresentarem os seus projetos. Nesta sessão, através da exibição de vídeos e posters produzidos pelos próprios alunos, os Clubes ganharam vida e foi possível ver o trabalho que tem sido desenvolvido por eles.

Também alunos de Clubes Comunitários de escolas de Guimarães, Mondim de Basto, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão mostraram os seus trabalhos nesta apresentação final conjunta. Ao longo do presente ano letivo, estiveram ativos, ao todo, 16 Clubes Comunitários, criados no âmbito deste projeto, que se dedicaram a questões ecológicas e de sustentabilidade, direitos humanos, equidade e diversidade, e desenvolvimento humano e social, em oito instituições escolares.

Os Clubes Comunitários são uma iniciativa da Associação de Psicologia da Universidade do Minho e das Academias de Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a CIM do Ave (Rede de Psicólogos). Esta ação decorrer no âmbito da Rede de Psicólogos da CIM do Ave.

 

Sendo os Clubes Comunitários, dos quais fazem parte 20 alunos do 10.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e da Escola Profissional do Alto Ave – EPAVE, um polo dinamizador de atividades no âmbito da intervenção psicológica com abrangência ao nível de toda a comunidade escolar, constituem-se também como estratégia de enriquecimento pessoal para os alunos do ensino secundário.  Todas as ações que são levadas a cabo são executadas sob a supervisão de docentes e a coordenação dos psicólogos escolares.

Os alunos desenvolveram localmente projetos no domínio ambiental, de apoio animal e no âmbito da alimentação saudável, bem como, no caso da EPAVE, no domínio da solidariedade para com as crianças ucranianas recentemente integradas no nosso concelho. A incrementação de competências socioemocionais e o exercício de uma cidadania mais ativa, fazem também parte do conjunto de capacidades que se querem ver reforçadas.